Carnaval
Colunas
27/02/2017
Um ano de grandes sambas

(*) por Édy Dutra

 

Os desfiles do carnaval 2017 de São Paulo, tanto no Especial quanto no Acesso, mostraram que a safra de sambas deste ano é uma das melhores que já se ouviu. E aqui vai um salve aos compositores e intérpretes, que souberam achar o tom de cada escola, o jeito que cada uma se comporta na avenida. Samba enredo é algo complexo e fascinante. Nem sempre o melhor do cd é o melhor na avenida e vice e versa. Este ano tivemos isso na avenida.

Alex Soares - Intérprete Tucuruvi

Vai-Vai trouxe um dos clássicos pra avenida, cantando Mãe Meninha do Gantois. O samba fez a escola estremecer a avenida nos ensaios técnicos. Mas no desfile não aconteceu, não contagiou tanto quanto se esperava. Já Dragões da Real, por exemplo, levantou o sambódromo cantando Asa Branca, assim como Rosas de Ouro, que desfilando após às 7h da manhã, fez a avenida cantar e vibrar com seu samba. Acadêmicos do Tucuruvi também surpreendeu na avenida, junto da Unidos de Vila Maria, que cantou forte seu samba.

Mas, sem sombra de dúvidas, Acadêmicos do Tatuapé foi a escola que mais fez o público cantar. A escola também tem se destacado por ter uma sequência de sambas marcantes desde que voltou ao Especial, em 2013. E este samba de 2017, sobre a África, arrepiou geral. E certamente é o que levará a escola em busca do título inédito.

No Acesso, as reedições de Imperador do Ipiranga (Ipiranga, 2004), Camisa Verde e Branco (João Cândido, 2003) e Leandro de Itaquera (Babalotim, 1989) mexeram com a emoção do público. Mas não se pode negar o bom desempenho do samba da Colorado do Brás e da X-9 Paulistana. Um brinde aos sambistas que assistiram os desfiles do Acesso, mesmo com a chuva insistindo em atrapalhar um pouco.

Certamente na apuração, o samba enredo será fundamental para definir quem se fará campeão. E depois de muitos anos, ele se sobressaiu diante da supervalorização de alegorias grandiosas e fantasias pomposas. É a essência do carnaval voltando à boca de cena.

 

Foto: Alex Soares - Intérprete Tucuruvi (Rodrigo Godoi / SASP)

Camarote no Anhembi
Notícias do carnaval de São Paulo
Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Enviar
0 Comentários